Para desenvolver competências que melhoram o desempenho e a competitividade de uma empresa, é preciso analisar em qual nível de maturidade de gestão ela se encontra.
A gestão de uma organização que deseja ter resultados de sucesso deve ter uma boa estrutura e os profissionais envolvidos precisam compreender determinados conceitos e ações diárias que orientem o caminho que devem seguir.
Ou seja, o sucesso da sua empresa depende de decisões tomadas de maneira inteligente e alinhadas com metas bem definidas, baseadas em uma gestão da qualidade realizada de forma adequada.
Por isso, é importante avaliar o nível de maturidade de gestão constantemente e fazer as seguintes perguntas após as avaliações:
• Estamos atingindo as metas estipuladas?
• Os recursos estratégicos utilizados são eficazes?
• Existem falhas? Quais são?
• Como está o nível de desempenho do trabalho?
Veja a seguir o que é maturidade de gestão, como avaliar o nível de maturidade de gestão e dicas de como melhorá-la e, além disso, um checklist de maturidade digital. Continue a leitura!
Com o atual cenário econômico e tecnológico em constante evolução, empresas que desejam crescer e ganhar visibilidade precisam acompanhar essas mudanças de forma estratégica para atingir uma maturidade de gestão e, assim, se destacar no mercado.
A maturidade de gestão refere-se à maneira como a organização conduz suas ações e se está atingindo corretamente as metas estabelecidas. É o estado atual da gestão e o desenvolvimento das competências necessárias para promover mudanças positivas.
Empresas com um elevado nível de maturidade de gestão conseguem enfrentar melhor os desafios do mercado, graças aos recursos adquiridos através desse desenvolvimento.
Portanto, a maturidade de gestão de uma organização começa com o nível de conhecimento e engajamento dos colaboradores nos planejamentos e processos.
Organizações com um know-how estruturado e bom desenvolvimento, tanto interno quanto externo, conseguem se destacar perante a concorrência. Com isso, uma empresa com maturidade de gestão obtém vantagens que a tornam mais forte e competitiva, tais como:
✅ Melhorar a rentabilidade;
✅ Captar oportunidades de mercado com facilidade;
✅ Manter ótimas relações com funcionários, clientes e fornecedores;
✅ Adquirir uma estrutura organizacional capaz de prevenir adversidades;
✅ Inovar de forma inteligente para estar sempre em evidência;
✅ Valorizar o planejamento a curto, médio e longo prazo, alinhado aos objetivos;
✅ Potencializar seus pontos fortes e minimizar ao máximo os fracos.
Veja a seguir como avaliar o nível de maturidade de gestão de uma empresa.
Alguns pontos são fundamentais para avaliar qual é o grau de maturidade de gestão de uma empresa. Planejamentos inteligentes e uma análise constante do índice de gestão são os principais trajetos a serem seguidos para conquistar o sucesso.
Mas, para que tudo isso aconteça, é fundamental estipular metas e avaliar como estão os principais indicadores:
• Clima organizacional;
• Índice de turnover;
• Ticket médio;
• Taxa de conversão;
• Faturamento;
• Lucratividade;
• Endividamento;
• Retorno sobre o investimento (ROI)
Por meio desses indicadores de desempenho da empresa, é possível analisar o índice de gestão, se os resultados estão favoráveis ao cenário atual do mercado e, assim, estruturar estratégias que direcionem de forma precisa a uma maturidade de gestão de qualidade.
Para atingir um alto índice de maturidade de gestão, a empresa precisa avaliar em que nível ela se encontra e quais são as competências necessárias para atingir as metas estipuladas. Esses níveis são divididos em:
Nesse nível, a equipe não tem consciência da importância da maturidade de gestão para o crescimento e o sucesso da empresa. Não existe um planejamento organizacional com os funcionários, e cada pessoa trabalha da maneira como acha que deve ser, sem estratégia alguma.
A comunicação é deficiente, as decisões são tomadas de forma reativa, e não há acompanhamento de desempenho.
Em um nível 1, há uma taxa alta de turnover e baixa produtividade. A falta de processos estruturados resulta em desperdício de recursos e insatisfação dos clientes.
No nível 2, existem alguns indícios de gestão de mudança aplicados apenas em alguns momentos e de forma isolada (em partes da empresa), sem uma integração de setores. São muitas ações distintas desenvolvidas de forma inconsistente.
A gestão começa a reconhecer a necessidade de melhorias, mas os esforços são fragmentados e não sustentáveis a longo prazo. A comunicação entre departamentos é limitada, levando a duplicação de esforços e falta de sinergia. A empresa ainda enfrenta desafios significativos em manter a consistência nos processos e resultados.
Nesse nível, já é possível observar um desenvolvimento de gestão de maturidade mais estruturado, mas ainda assim é visto apenas em algumas partes da empresa. São utilizadas diversas metodologias e troca de informações e conhecimento entre equipes.
A empresa começa a implementar padrões e melhores práticas em áreas específicas, resultando em melhorias visíveis na eficiência e na qualidade. Há um maior foco na formação e desenvolvimento dos funcionários, bem como na utilização de tecnologias para otimizar processos. No entanto, a integração total ainda não foi alcançada, e algumas áreas podem operar de forma isolada.
No nível 4, a empresa passa a utilizar normas e métodos eficazes e com ferramentas adequadas para a gestão de maturidade proposta. Aqui já existe um conhecimento de toda a equipe sobre as ações a serem utilizadas e a importância delas para o sucesso da organização.
A empresa adota um enfoque proativo na gestão de mudanças, com processos bem definidos e alinhados com a estratégia organizacional. A comunicação é aberta e eficaz, e a colaboração entre departamentos é incentivada. A empresa investe continuamente em treinamento e desenvolvimento para garantir que todos estejam alinhados com as metas e objetivos.
Aqui as organizações já possuem um objetivo estratégico bem claro, com total conhecimento da equipe e o que cada um precisa desempenhar para alcançar as metas estipuladas. Em todas as partes da empresa, é possível observar uma comunicação fluida e as ações para uma gestão de mudanças. Uma empresa no nível 5 já tem vantagem competitiva no mercado e maior rentabilidade.
A gestão de mudanças é uma competência central, e a empresa é ágil e adaptável às mudanças do mercado. A inovação é contínua, e a empresa está comprometida com a excelência operacional e a satisfação do cliente. Além disso, há um forte foco em análise de dados e métricas de desempenho para apoiar a tomada de decisões estratégicas.
Medir a maturidade de gestão de uma empresa é o primeiro passo para entender os processos organizacionais, avaliando o que deve ser prioridade no atual momento, o que é preciso ser modificado e quais ações estão faltando para que o crescimento dos negócios possa fluir de forma eficaz.
Para avaliar a maturidade de gestão da sua empresa e compreender em qual nível de gestão ela se encontra, é necessário analisar alguns pontos e observar como a organização se encaixa em cada um deles. Nesse sentido, listamos 4 dicas de como avaliar e medir a atual situação do seu negócio.
De acordo com um estudo realizado pela PwC Brasil e pela Fundação Dom Cabral (FDC), somente 18% dos entrevistados mencionaram terem implementado iniciativas focadas em experiências digitais para seus clientes nos últimos cinco anos. Esse dado revela uma compreensão limitada sobre como a tecnologia digital pode facilitar experiências personalizadas, promovendo lealdade e agregando maior valor aos negócios.
A transformação digital está diretamente relacionada aos desafios empresariais, à estratégia de dados e à governança tecnológica, impactando a capacidade operacional e o atendimento ao cliente.
Com esses objetivos, as empresas se tornam mais competitivas, adaptando-se rapidamente às mudanças e inovando continuamente para atender às demandas do mercado.
Pensando nisso, a Neppo, empresa do Grupo Sankhya desenvolveu um checklist de maturidade digital, nele você consegue avaliar sua empresa em diversos âmbitos, como presença digital, comunicação, automação de processos, uso de IA, gestão de clientes e omnichannel. Confira!
Conheça os recursos e as funcionalidades que fazem do ERP Sankhya a solução ideal para ganhar mais tempo no dia a dia e extrair mais inteligência para a condução em todas as áreas do seu negócio.
✅Comercial
✅Financeiro
✅Contábil e Fiscal
✅Gestão de Pessoas
✅Estoque
✅Produção
✅ WMS
Preencha o formulário e saiba mais!
Sankhya © 2024